APAE Pedreira APAE Pedreira

(19) 3893-1096

(19) 3852-1904

NOTÍCIAS & EVENTOS

Fique informado das últimas notícias e eventos

Realizado V Festival de Atletismo da APAE de Pedreira

terça, 01 de agosto de 2017

Atividades esportivas promoveram a inclusão social e integração entre APAES da região

 

No dia 28 de abril ocorreu o V Festival de Atletismo da APAE de Pedreira. O evento teve como principal objetivo trabalhar as capacidades físicas e habilidades motoras dos alunos, buscando a evolução da qualidade de vida, além de promover a integração e inclusão das modalidades esportivas, estimulando a integração e a inclusão social através do esporte.

Por conta das condições climáticas desfavoráveis, com muita chuva, as atividades que seriam realizadas no estádio municipal (a céu aberto) foram transferidas para as instalações da APAE, sem comprometimento desportivo ou pedagógico. Outro incidente do dia foram as manifestações, que impossibilitaram algumas APAEs de se locomoverem até a cidade de Pedreira. No entanto, nenhum desses inconvenientes impediram que as atividades fossem realizadas de forma plena.

 

As atividades tiveram início por volta das 8h30, com a solenidade de abertura contando com o vice-prefeito de Pedreira, Fabio Polidoro, Valdir Carlos Volpato (Patão), diretor de esportes da cidade, e Francisco Bertevello, vice-presidente da APAE de Pedreira. Polidoro discursou, na abertura, sobre a importância do esporte como ferramenta de inclusão social. “O esporte é importante na inclusão social para todo e qualquer cidadão. Tenho certeza que é uma das principais ferramentas para que possamos trabalhar a inclusão social de quem mais necessita, não só em Pedreira, mas em toda a região”, disse.

O vice-prefeito ainda ressaltou a continuidade do apoio à APAE de Pedreira. “Vivemos um momento complicado em níveis municipal, estadual e federal, mas podem ter certeza de que jamais deixaremos de lutar por vocês. Faremos de tudo para dar todo o apoio e suporte a vocês e ao esporte pedreirense”, finalizou.

 

O apoio da prefeitura foi reiterado pelo diretor de esportes da cidade, Valdir Carlos Volpato. “Temos o intuito de ajudar todos os esportes da cidade, e não poderíamos deixar a APAE de lado, num projeto que já se estende há cinco anos. É gratificante organizar essas competições para esses alunos que são muito especiais para nós”, declarou Volpato.

Após a cerimônia de abertura, foram iniciadas as atividades envolvendo as delegações de Pedreira, Jaguariúna e Santo Antonio de Posse, com os alunos divididos nas categorias infantil, juvenil, adulto e máster. Foram disputadas provas de salto em distância, arremesso de peso, lance livre, entre outras.

 

Já no período da tarde, após o almoço realizado na APAE, os alunos disputaram as provas no Clube Náutico Joaquim Carlos, onde também foi realizada a premiação com troféu para todas as delegações e medalha para todos os alunos, evidenciando que neste festival todos são vencedores, pregando a união entre as APAEs.

 

 

A união foi um dos pontos destacados por Francisco Bertevello, vice-presidente da APAE de Pedreira. “Além do esporte, este é um festival de amor, de carinho e de união entre as APAEs da região. Hoje a APAE de Pedreira está acolhendo as unidades de outras cidades, mas somos todos uma única família, somos todos irmãos”.

 

Pela prática de esportes, todos os anos pontos positivos são agregados aos alunos, como, por exemplo, no aspecto alimentar e disciplinar. Assim aponta Bianca Carbonatto, professora de educação física da APAE e organizadora do Festival. “Essas atividades são ótimas para os alunos do ponto de vista de qualidade de vida, pela socialização. Além disso, a prática de esportes traz muitos ganhos para os alunos, como alguns que apresentavam problemas de alimentação e não comiam direito, passaram, com a prática de espoertes, a se alimentar adequadamente. Também é importante na questão disciplinar”, declarou. “Por mais que tenhamos dificuldade, é gratificante ver a garra que eles (alunos) têm, ver seu desenvolvimento, como força, equilíbrio. Eles são espetaculares e, por isso, queremos realizar este festival ainda por muitos anos”, acrescenta Bianca.

Pelo quinto ano consecutivo, o Festival de Atletismo foi um sucesso e a APAE de Pedreira agradece aos apoiadores, aos patrocinadores, aos voluntários e a todos os membros das equipes visitantes e principalmente à equipe de Pedreira, por todo o esforço empreendido na realização deste evento.

 

 

Sobre a APAE de Pedreira

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE – Pedreira (SP), é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que tem como Missão Social articular ações de defesas dos direitos, prevenção, prestação de serviços de apoio à família direcionando a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situações de vulnerabilidade e sua inclusão na sociedade. Atualmente, atende a 82 alunos, além de prestar serviços específicos à comunidade, como atividades terapêuticas de Estimulação. Desde 2014, a APAE de Pedreira é certificada com o Selo de Qualidade ISO 9001, uma das raras entidades do terceiro setor deste tipo a obter esta certificação.

 

Contato

Rua Francisco Pintor Júnior, 487, Parque Bela Vista

CEP 13920-000 – Pedreira (SP) – Fone: (19) 3893-1096 / 3852-1904

www.apaepedreira.org.br    www.facebook.com/APAEdePedreira

Comente e participe:


© Todos os direitos reservados - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PEDREIRA 2024

Compartilhe:

© Todos os direitos reservados - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PEDREIRA 2024